"E não vos conformeis com este mundo, mas sedes transformados pela renovação da vossa mente..." (Rm. 12:2a)
Difícil em dias atuais buscar esta tal renovação, já que o que se vê é pura depredação e degradação da mente humana. "O mundo jaz do maligno", e isto é fato!...
Músicas, danças, roupas, filmes, revistas, conversas, sites e tantos outros são os meios utilizados para persuasão da nossa mente, e o pior é que muitas das vezes consciente ou inconscientemente nos deixamos ser levados, mas afinal, o que ganha o homem ao buscar todas estas coisas a fim de "ganhar o mundo" se a reação a tal atividade seria perder a sua alma?! (Mt. 16:26)
A Bíblia em Tg. 4:4 deixa bem claro que quem cria laços com o mundo automaticamente torna-se inimigo de Deus, e mais, refere-se a tais como adúlteros. Adúlteros?! Sim, adúlteros!... Pois tem-se por tal adjetivo todo e qualquer que junta a qualidade de uma coisa a outras mais ordinárias e que passam despercebidas à simples vista; corromper, cometer violação. Achou tenso?! Pior é constituir-se inimigo de Deus só para poder desfrutar dos prazeres da carne que não nos acrescenta nada e só nos distancia a quilômetros luz da vontade de Deus pra nossa vida, que nos constituiu Sua imagem e semelhança afim de que fôssemos coroa de Sua criação.
Precisamos definir e entender qual é a nossa relação com o mundo, já que não há como fugir do fato de que nele vivemos, mas não devemos nos moldar a este padrão e sim com o padrão divino.
O mundo não busca outra coisa se não o louvor do homem, nós devemos buscar o louvor à Deus.
O mundo só pensa em si, nós fomos instruídos por Jesus Cristo a amar o nosso próximo.
O mundo idolatra e cuida do corpo, nós cuidamos da alma.
O mundo só alcança o que é visível, mas nós buscamos o sobrenatural que só pode ser encontrado em Deus.
O mundo só se preocupa com o que há de comer, beber ou vestir, mas nós sabemos que se buscarmos primeiro o reino de Deus e a sua justiça todas as outras coisas nos serão dadas.
Conseguiu perceber a diferença?! Isso é - ou pelo menos deveria ser- o começo da renovação de nossa mente .. buscar as coisas que são de cima e não as que estão na terra.
Mas então o que e como fazer?!..
Esta renovação é de caráter espiritual, assumindo o aspecto de reforma. A mente é renovada pelo Espírito, e do íntimo o impulso transformador passa a transfigurar a totalidade da vida. Esta renovação é fomentada pelo emprego dos meios de desenvolvimento espiritual e pode ser o estudo da Bíblia, o uso das Escrituras, a meditação, a oração, a santificação, a prática das leis de Deus e o uso dos dons espirituais.Mas há acima de tudo algo que só Deus pode nos oferecer para que em tudo sejamos transformados: a graça... "Pois a graça de Deus se manifesta, trazendo salvação a todos os homens. Ela nos ensina a abandonar a impiedade e as paixões mundanas, para que vivamos neste presente século sóbria, justa e piedosamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras." (Tt. 2:11-14)
É difícil, mas não é impossível. Em tudo Deus nos fortalece e Ele sempre nos dá um escape. Em tempos como este em que vivemos não há nada melhor para se fazer do que estar na presença de Deus, buscando viver Sua verdade e justiça, fazendo em tudo cumprir-se Sua vontade.
Os tempos são difíceis e Jesus está voltando. Aliás muitos riem ao ouvir dizer que Jesus está voltando e é sério, mais sério do que se possa imaginar.. "Eis que cedo venho! A minha recompensa está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra." (Ap. 22:12)
Renove sua mente afim de que possa experimentar a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. Experimentar a vontade que ultrapassa qualquer entendimento e excede todo sensação de prazer, prazer este que nos torna completos e nos eleva ao nível sobrenatural que Deus quer que alcancemos.
O mundo passa, as coisas do mundo passam, só permanece o que é verdadeiro e possui firmamento: a Palavra de Deus!
Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram nem subiu ao coração do homem o que o Senhor tem preparado para os que O amam e buscam. E se você achar que está muito difícil, te ensino um caminho: "Da mesma maneira também o Espírito Santo ajuda as nossas fraquezas. Não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexpremíveis." (Rm. 8:26)
E minha oração é para que Deus abra os olhos do nosso coração e nos ensine a enxergar realmente as coisas que são dos céus, que Ele firme nossos pés na rocha, que limpe nossa mente, purifique nossos lábios e mãos e nos prenda no centro de Sua vontade .. Só assim seremos achados de Deus e Ele poderá então tornar-se achado de nós!
"Pois pela graça que me é dada, digo a cada um de vós que não saiba mais do que convém saber, mas que saiba com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um." (Rm. 12:3)
Um abraço e fiquem na Paz !
By: Anna Flávia Barros'